Seja bem-vindo!

O ComuniCAMMA é o canal oficial de comunicação do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criada pelos alunos que constituem o Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque - o CAMMA -, esta página tem como objetivo disponibilizar de maneira simples, fácil e objetiva informações importantes para os alunos da História da UFRJ, tendo como foco uma melhor contextualização dos calouros dentro do ambiente universitário.

Buscaremos disponibilizar as informações do jeito mais prático possível, bem como o acesso a elas. Para qualquer informação que você não encontrar ou qualquer crítica que você quiser fazer, temos a nossa página de contato. Queremos melhorar sempre este sistema!

Últimas Publicações

Destaque

A III Semana de História da UFRJ está chegando!

Vem aí a III  Semana de História  da UFRJ! O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque , do curso de Hist...

23.6.17

Esclarecimentos acerca da Reforma Curricular do curso de História

Diante da situação abaixo exposta, o CAMMA está coletando as opiniões dos alunos a fim de entender qual é a graduação que se deseja. É muito importante que você, aluno, opine para que este processo, que é urgente, seja feito da melhor forma possível. Esse levantamento de dados, portanto, é uma iniciativa do Centro Acadêmico de incluir o aluno na discussão; conforme for possível, iremos levar esses dados para o conselho que tem discutido tal reforma. Acesse o formulário em:  http://bit.ly/2tCeni8
_

A última reunião do Conselho de Ensino e Graduação, realizada no dia 21 de junho de 2017, teve como uma de suas pautas a Reforma Curricular do curso de História. Ficou evidente nesta reunião que o curso, da forma como está estruturado - entra-se na modalidade ABI (Área Básica de Ingresso) e forma-se com a dupla titulação, bacharelado e licenciatura - está fora das exigências do Ministério da Educação, sendo o curso de História o único da UFRJ que ainda não se adequou a tais regulamentações.

Tal adequação transformaria a licenciatura e o bacharelado em dois cursos diferentes – afinal, os objetivos são diferentes para cada tipo de graduação: um é voltado para o ensino, outro para pesquisa. Sabemos que a estrutura atual, para além de defasada, não promove adequadamente a formação docente: muitos alunos entram com a prioridade de ser professores e se frustram ao se deparar com um currículo essencialmente voltado para pesquisa. Para que tal mudança seja possível, entretanto, é necessário que haja um acordo entre o Instituto de História e a Faculdade de Educação favorável à manutenção das disciplinas de fato necessárias para a formação docente, caso contrário tal reestruturação tornaria nosso currículo demasiadamente extenso. Defendemos que tal diálogo entre o IH e a FE seja realizado o quanto antes, em conjunto com a comissão responsável pela reforma curricular, mas principalmente em conjunto com o corpo estudantil através do seu Centro Acadêmico - afinal são os graduandos que vivem na prática o curso que está para ser reformado, são esses que estão sofrendo as consequências do atraso de tal reforma e são esses que serão atingidos com a alteração do currículo.

É fato que o curso está fora das determinações há anos - o projeto de mudança passou a ser debatido há muito mais que quatro anos atrás, tendo ficado mais de um ano engavetado no Conselho - , sendo que o debate só veio à tona novamente pelo fato de que a Cidade do Rio de Janeiro passou a negar o contrato de licenciandos de História da UFRJ justamente pela formação indevida que a universidade tem promovido. Tudo isso demonstra o caráter urgente de reformular o curso conforme todas as diretrizes existentes. No entanto, acreditamos que tal urgência não justifica que o processo seja levado de forma arbitrária, sem diálogo com o corpo estudantil, aprovando medidas incabíveis que acarretarão em péssimas consequências para a qualidade do ensino e a estrutura do curso de História. É possível sim que seja levado em conta a urgência do processo, mas também visando que deve-se aprovar um currículo digno que leve em conta a estrutura da universidade, a qualidade do ensino, a demanda dos estudantes que virão e, principalmente, a situação dos estudantes que já estão cursando o modelo atual de currículo. Não defendemos que o trabalho feito até aqui seja jogado fora e iniciado do zero, mas sim que se aprove um currículo que atenda tanto às exigências da lei quanto à realidade concreta do corpo estudantil. E isso só será possível com um diálogo profundo e honesto entre todas as instâncias que devem ser envolvidas: a comissão responsável, o Instituto de História, a Faculdade de Educação e os discentes.



Rio de Janeiro, 21 de Junho de 2017

Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque CAMMA-UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário