Seja bem-vindo!

O ComuniCAMMA é o canal oficial de comunicação do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criada pelos alunos que constituem o Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque - o CAMMA -, esta página tem como objetivo disponibilizar de maneira simples, fácil e objetiva informações importantes para os alunos da História da UFRJ, tendo como foco uma melhor contextualização dos calouros dentro do ambiente universitário.

Buscaremos disponibilizar as informações do jeito mais prático possível, bem como o acesso a elas. Para qualquer informação que você não encontrar ou qualquer crítica que você quiser fazer, temos a nossa página de contato. Queremos melhorar sempre este sistema!

Últimas Publicações

Destaque

A III Semana de História da UFRJ está chegando!

Vem aí a III  Semana de História  da UFRJ! O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque , do curso de Hist...

Quem somos


O CAMMA é o Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque, do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Um Centro Acadêmico é a entidade que representa todos os estudantes de um curso. Há diversas maneiras de gerir um CA, sendo uma delas possuir uma gestão majoritária, ou seja, na qual todos os cargos são ocupados por participantes da chapa eleita. Atualmente o CAMMA adota esse estilo de gestão e possui reuniões ordinárias todo mês para debater questões relacionadas ao curso e reuniões extraordinárias quando algo fora do usual precisa ser discutido imediatamente. Tais reuniões são abertas e o modelo atual de gestão é horizontal, ou seja, qualquer estudante pode pedir para que algum assunto específico seja debatido e todos têm direito a estarem presentes, falarem suas opiniões e votarem no que acharem melhor, caso seja necessário fazer votações.

As funções de um CA incluem garantir o contato entre os estudantes com os órgãos de representação geral (o DCE, Diretório Central dos Estudantes, por exemplo), representar os estudantes em espaços importantes, como colegiados e manifestações, e discutir e tentar solucionar os problemas do curso, assim como apresentar novas propostas para o mesmo. O CA deve sempre estar aberto ao diálogo, para receber tanto críticas quanto sugestões, e deve estimular o corpo estudantil a participar da vida política e dos eventos do curso, muitos dos quais o próprio CA pode organizar.

Mas isso não é tudo. Um CA deve acolher os novos estudantes, ajudando a planejar a calourada - que deve ser sempre respeitosa e inclusiva - e tirando dúvidas sobre os mais diversos assuntos, acadêmicos ou não. Deve servir de referência para todos e ser uma entidade confiável, para qual todos podem se voltar quando tiverem dificuldades com a rotina ou denúncias a fazer, sejam elas de caráter geral ou relacionadas a alguma forma de opressão.

Um CA deve ser tudo isso e muito mais, e a gestão atual do CAMMA, História de Resistência, vigente desde 20 de abril de 2017, espera conseguir fazer sua parte na construção de um Centro Acadêmico confiável, inclusivo, horizontal, participativo e mobilizador. Mas é importante deixar claro e o diremos novamente: o CAMMA é de todos os estudantes, então vem construir com a gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário