Seja bem-vindo!

O ComuniCAMMA é o canal oficial de comunicação do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criada pelos alunos que constituem o Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque - o CAMMA -, esta página tem como objetivo disponibilizar de maneira simples, fácil e objetiva informações importantes para os alunos da História da UFRJ, tendo como foco uma melhor contextualização dos calouros dentro do ambiente universitário.

Buscaremos disponibilizar as informações do jeito mais prático possível, bem como o acesso a elas. Para qualquer informação que você não encontrar ou qualquer crítica que você quiser fazer, temos a nossa página de contato. Queremos melhorar sempre este sistema!

Últimas Publicações

Destaque

A III Semana de História da UFRJ está chegando!

Vem aí a III  Semana de História  da UFRJ! O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque , do curso de Hist...

14.7.17

Esclarecimentos de questões básicas da atual licenciatura

Resultado de imagem para professor

Ciente das frequentes dúvidas dos estudantes de História acerca das especificidades das atuais licenciatura e prática de ensino, o Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque buscou reunir aqui informações úteis, objetivando sanar essas questões. 

a) O que significa ABI?
 
ABI quer dizer Área Básica de Ingresso, pela qual ingressamos atualmente na faculdade. A ABI nos permite a dupla diplomação, ou seja, temos direito aos diplomas de licenciatura e bacharelado. Desse modo, estamos entrando no curso para nos tornarmos tanto pesquisadores quanto professores de história.

b) Quais são as matérias obrigatórias da licenciatura?
 
Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Fundamentos Sociológicos da Educação, Filosofia da Educação no Mundo Ocidental , Didática, Didática Esp. Hist. 1, Didática Esp. Hist. 2 e Prática de Ensino.

c) As disciplinas de educação contam como externas ao curso? Contam como eletivas?
 
As disciplinas de educação que não são obrigatórias contam como eletivas fora do curso e é possível se inscrever em quantas for desejado, mas apenas duas terão seus créditos contabilizados.

d) É possível pegar disciplinas de educação por outros cursos?
 
Sim, pois uma disciplina de educação possui o mesmo código em todos os cursos, assim como uma disciplina de história possui o mesmo código sendo ela no integral ou no noturno. O que consta no sistema é o código, então não há problema em pegar a matéria por outros cursos.

d) Quais as diferenças entre as disciplinas de Didática?
 
Didática geral: aborda tendências pedagógicas, sendo o restante do conteúdo determinado pelo professor;

Didática Especial I e II: essas disciplinas são voltadas para o historiador, buscando promover sua formação como professor de história. Ambas têm a duração de um período e normalmente são abertas somente uma vez por ano - com exceção desse ano. São feitas obrigatoriamente junto com prática de ensino.

e) Quando é necessário fazer Prática de Ensino? Quanto tempo ela dura?
 
O aluno deve iniciar a Prática de Ensino ao mesmo tempo que fizer as Didáticas Especiais. As turmas que se iniciam no primeiro período do ano fazem a prática obrigatoriamente durante este e o períodos subsequente, ou seja, a Prática normalmente dura um ano (mas pode ser feita em um ano e meio). A turma aberta em 17.2 é excepcional e o seu estágio será apenas em 2018.

f) Quantas horas de estágio são necessárias?

São necessárias 300h:
60 horas referentes às didáticas especiais;
30 horas referentes às horas complementares que o professor pode dar;
210 horas a serem cumpridas dentro da sala de aula durante a prática de ensino.

g) Como são feitas a inscrição e a escolha do local da Prática de Ensino?
 
A inscrição na Prática é feita pelo SIGA e ela pode ser cumprida em até um ano e meio. Mesmo que o aluno comece no início do ano, pode terminar no meio do ano seguinte.

O local do estágio é determinado de acordo com o professor que o aluno escolher. Todo fim de ano a Faculdade de Educação promove uma reunião para explicar os procedimentos da Prática de Ensino e nela são expostos os locais de cada professor.

h) Quais os trâmites burocráticos para pegar o diploma da licenciatura (documentos, requisitos, onde e quando levá-los, como e onde pedir colação de grau)?
 
Requisitos: Cumprimento de todas as disciplinas e certificado de conclusão do bacharelado.

Documentação necessária:
BOA (Boletim de Orientação Acadêmica), Nada consta (documento fornecido pela biblioteca) e o Histórico Acadêmico.

Procedimentos: Após todas as disciplinas serem cursadas, é necessário apresentar a documentação à Secretaria do IH para a contagem de créditos. Caso estejam todos cumpridos, será feito o requerimento da colação de grau em História. Na data marcada, o aluno deverá buscar o certificado de conclusão do bacharelado e será lançada sua nota de Monografia. 

Depois desse trâmite, será necessário ir até a Secretaria de Licenciatura, na Faculdade de Educação, no campus da Praia Vermelha, levando novamente a documentação para a contagem dos créditos, juntamente com o
certificado de conclusão do bacharelado. Será feito o requerimento de colação de grau de licenciatura. Na data marcada, o aluno deverá buscar seu certificado de licenciatura. 

O diploma, finalmente, é entregue pelo IH após todos os demais trâmites burocráticos. Deverá ser requerido, após o agendamento das colações de grau, no Setor de Protocolo do Instituto. Ambos os diplomas, de bacharel e licenciado serão então disponibilizados para o estudante. 

i) Julgamos importante também esclarecer os códigos das matérias de licenciatura:

PVM significa Praia Vermelha Manhã, PVT significa Praia Vermelha Tarde e PVN significa Praia Vermelha Noite. Ped/Lic diz respeito à Turma de Pedagogia, então a metodologia será voltada para ensino primário. Quando a disciplina vem acompanhada de Letras, CCMN, EEFD, LQ, ela ocorre nestes prédios, no Fundão. Quando vem acompanhada de IFCS, ela ocorre no IFCS.

Quaisquer dúvidas remanescentes podem ser direcionadas ao CAMMA e responderemos conforme possível.

Um comentário: