Seja bem-vindo!

O ComuniCAMMA é o canal oficial de comunicação do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criada pelos alunos que constituem o Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque - o CAMMA -, esta página tem como objetivo disponibilizar de maneira simples, fácil e objetiva informações importantes para os alunos da História da UFRJ, tendo como foco uma melhor contextualização dos calouros dentro do ambiente universitário.

Buscaremos disponibilizar as informações do jeito mais prático possível, bem como o acesso a elas. Para qualquer informação que você não encontrar ou qualquer crítica que você quiser fazer, temos a nossa página de contato. Queremos melhorar sempre este sistema!

Últimas Publicações

Destaque

A III Semana de História da UFRJ está chegando!

Vem aí a III  Semana de História  da UFRJ! O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque , do curso de Hist...

23.8.17

Carta ao Movimento Estudantil da UFRJ

Vivemos tempos difíceis na UFRJ e na educação como um todo. A não abertura das Bolsas BAUX, os cortes na CNPq, a falta de solução para a situação da Residência Estudantil são consequências de uma mesma causa: a política de precarização levada pelo Governo Federal por meio de seus congelamentos, cortes e contingenciamentos.
Com a mesma desculpa de “não haver dinheiro” vemos a Universidade cada vez mais desmontada e atacada. Sabemos que isso não é verdade, é uma questão de prioridades. Se o Governo decidisse aplicar formas de arrecadação a partir de uma política financeira que taxasse os mais privilegiados, como o imposto às grandes fortunas ou aumento das taxas sobre heranças, lucros e dividendos, não precisaríamos estar nessa situação.
Mas também precisamos entender quais são as prioridades na UFRJ. Por isso a pauta da transparência na universidade nunca foi tão importante. Se dizem que não há verba para pagar nem as bolsas nem para solucionar as demandas dos estudantes da residência é obrigação da UFRJ provar e abrir suas contas – que ela divulgue de forma ampla, precisa e de fácil acesso seu orçamento, quanto gasta e recebe todo mês para, assim, podermos decidir quais soluções podemos dar a crise da assistência estudantil universitária.
Além disso é urgente saber com detalhes a situação de todos prédios – em uso, não utilizados, alugados, entre outros – que a universidade possui e, no caso dos alugados, quanto ela paga ou recebe. A crise na residência universitária se arrasta há muitos anos, temos que encontrar uma solução definitiva para a moradia estudantil e para isso precisamos de fácil acesso a essas informações.
Por fim, sabemos que a situação de precarização da UFRJ não vai ser resolvida sem mobilização. Por isso achamos que é fundamental que encontremos formas de conseguir envolver estudantes de todos campi e cursos da universidade na luta contra esses cortes e retrocessos em busca de uma universidade que permaneça com sua qualidade e se torne cada vez mais democrática. É nesse sentido que o Conselho de Centro Acadêmicos do Centro aprovou o indicativo de Congresso Estudantil da UFRJ ainda nesse semestre para organizar nossa luta e debatermos soluções a atual crise. Nesse sentido gostaríamos de dialogar com todos os estudantes e centros acadêmicos sobre a necessidade dessa pauta. É preciso que seja convocado com o menor prazo possível um Conselho de Centro Acadêmicos geral da UFRJ que possa priorizar essa discussão – a hora de barrar os cortes é essa!                                     



Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2017.

Assinam os Centro Acadêmicos das Unidades do Centro:
                                  CACS - CAFIL - CAMMA - CAEM - CACO



Nenhum comentário:

Postar um comentário